BIREME 55 anos: ações comemorativas

A BIREME/OPAS/OMS celebra 55 anos em 2022 e, para marcar esta importante data, que coincide com o ano em que a OPAS/OMS completa 120 anos, foi criado um selo comemorativo conjugado, o qual está sendo aplicado nos materiais gráficos que serão utilizados pela BIREME ao longo de 2022 em agendas e correspondências oficiais, apresentações PowerPoint, assinaturas de e-mail e fundos de tela de reuniões virtuais.

Cooperação técnica entre a BIREME e a CGDI do Ministério da Saúde segue fortalecida

A reunião entre a equipe da BIREME, que contou com a participação do Diretor do Departamento EIH da OPAS/OMS e Diretor Interino da BIREME, Sebastián Garcia Saisó, e a Coordenadora Geral de Documentação e Informação (CGDI), Shirlei Rodrigues, e Sandra Cristina Teixeira, responsável pela Disseminação de Informação Técnico-Científica em Saúde, ambas vinculadas à Subsecretaria de Assuntos Administrativos da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde do Brasil, teve por objetivo reportar e validar os resultados programados e alcançados pelo Centro no segundo semestre de 2021, no contexto do 6° Termo de Ajuste ao Termo de Cooperação 95 (TA6/TC95) e encaminhar atividades do Plano de Trabalho Anual (PTA) do 9° Termo Aditivo do TC95 (TA9/TC95).

BVS e Redes de Informação em Saúde: lançado calendário de atividades 2022

As Redes de Informação em Saúde são essenciais para fortalecer e estender o trabalho realizado pela BIREME em prol da BVS, LILACS, DeCS e de todas as fontes de informação que contribuem para a democratização do acesso e visibilidade do conhecimento científico em saúde nos países da América Latina e Caribe (AL&C). Estas redes agregam profissionais de ciências da informação de instituições cooperantes de todos os países da AL&C, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Moçambique e outros países. A BIREME, como coordenadora regional desta grande Rede de Redes, lançou no último dia 9 de março o Calendário 2022 de Reuniões das Redes.

DeCS/MeSH conta com MTCI como nova categoria temática

Com a finalidade de atender às necessidades regionais de indexação e recuperação da literatura científica e técnica da América Latina e do Caribe, o tesauro DeCS/MeSH foi criado em 1986 como uma versão aos idiomas português e espanhol dos termos e categorias temáticas do tesauro Medical Subject Headings (MeSH) e expandido com quatro categorias exclusivas: Saúde Pública, Homeopatia, Ciência e Saúde e Vigilância Sanitária. Mais recentemente, se faz necessário incluir uma nova categoria específica no tesauro DeCS, as Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI).

SMS-SP e BIREME promovem curso sobre acesso e uso da informação

No contexto do convênio de cooperação técnica que marca a fase III da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS – São Paulo) e a BIREME/OPAS/OMS, foi realizado o curso de Acesso e Uso da Informação Científica em Saúde que ocorreu em ambiente virtual no dia 23 de fevereiro. Com carga horária de 2 horas, tendo como público-alvo profissionais da saúde e de ciências da informação da SMS-São Paulo, o curso contou com a participação de mais 130 profissionais.

Dia Mundial do Rim 2022: HEARTS nas Américas e Saúde Renal para todos

O Dia Mundial do Rim 2022 foi celebrado em 10 de março por meio do tema “Saúde Renal para Todos”. A campanha incentiva a pesquisa sobre a doença renal crônica, pois o contínuo e persistente desconhecimento sobre esta doença é demonstrável em todos os níveis de atenção à saúde. Com a finalidade de conscientizar um número cada vez maior de pessoas sobre a doença, a OPAS/OMS publica um guia para a implementação do HEARTS nas Américas. A HEARTS foi recentemente reconhecida com o prêmio World Heart Awards pela World Heart Federation na categoria de “Promoção da Saúde Cardiovascular”.