O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) celebrou 55 anos de sua fundação no último dia 3 de março. Para marcar esta importante data, que coincide com o ano em que a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) completa 120 anos, foi criado um selo comemorativo.
Os profissionais de desenho gráfico da BIREME, Marina Pierri e Marcio Alves da Silva, nas Gerências SCI/PFI e MTI/AFI respectivamente, em coordenação com a Gerência GA e a Área de Comunicação Institucional foram os responsáveis pela criação do selo de 55 anos e a conjugação com o selo de 120 anos da Organização, desenvolvido pelos profissionais da Sede da OPAS.
O logo resultante (55°+ 120°) foi, então, aplicado em materiais gráficos que estão sendo utilizados pela BIREME ao longo de 2022 em agendas e correspondências oficiais, apresentações PowerPoint, assinaturas de e-mail e fundos de tela de reuniões virtuais. Uma nuvem de tags atualizada com os principais produtos e serviços do Centro ilustra, ademais, os materiais gráficos.
Destaca-se o uso do selo conjugado, em primeira mão, por Sebastián Garcia Saiso, Diretor do Departamento de Evidência e Inteligência para a Ação em Saúde e Diretor Interino da BIREME, em dois eventos estratégicos: (1) reunião interna de avaliação dos resultados organizacionais da OPAS/OMS em 2020-2021 em 3 de março; e (2) no lançamento do calendário de reuniões da Rede da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) para 2022 em 23 de março. Em ambas as ocasiões, Sebastián destacou a importância da data resgatando elementos históricos e as perspectivas atuais e futuras da BIREME ao celebrar 55 anos e a sua missão alinhada à democratização do acesso à informação aos países da Região.
Segundo Marcio Alves da Silva, Desenvolvedor de Sistemas na gerência de Metodologias e Tecnologias da Informação, “a criação de um logotipo, selo comemorativo e grande parte dos materiais visuais envolve muito trabalho de pesquisa, seja sobre a própria instituição, produto, ou serviço, assim como de similares, mesmo que seja para ir em outra direção. Tendências de layout, paleta de cores e tipografia serão fundamentais para um bom trabalho. Exige também muitos testes de inserir e remover elementos para contar a história ou demonstrar renovação e criar o impacto desejado, sempre buscando algo agradável para a instituição e para o público”.
“O conceito de identidade visual é formado por diversos componentes e fundamentos estratégicos, que tem como objetivo proporcionar unidade e identidade a todos os itens de apresentação de um dado objeto através de seu aspecto visual”, afirma Marina Pierri, Programadora Visual da gerência SCI. “A identidade visual desenvolvida para o aniversário da BIREME é intencionalmente uma evolução gráfica da identidade anterior, com o intuito claro de traduzir o conceito de renovação e fortalecimento institucional. A nova construção busca, no entanto, ser mais equilibrada e transparente, com um desenho mais contemporâneo, cuja elegância se expressa, em especial, através das fontes utilizadas para o logo e elementos gráficos nos demais materiais”, complementa Marina.
Assim, a equipe da BIREME/OPAS/OMS também se confraterniza pela ocasião, para a qual fará uso dos materiais elaborados também para apoiar no fortalecimento institucional do Centro e em reconhecimento aos seus sócios institucionais históricos, rede de apoiadores, usuários e colaboradores.