Boletim BIREME n° 19

Cooperação técnica entre a OPAS Brasil e a BIREME promove capacitação de profissionais da ETSUS-TO em comunicação científica

A Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil (OPAS/OMS Brasil) e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) em conjunto com a Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde da Secretaria Estadual da Saúde de Tocantins (SES-TO) promove aos servidores da Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS) um curso de Comunicação e Redação Científica. A ação acontece em duas oficinas, sendo a primeira nos dias 18 a 20 de abril e a segunda nos dias 17 e 18 de maio e tem como público alvo profissionais e técnicos da Secretaria. No intervalo entre os dois cursos, a primeira turma capacitada irá produzir uma monografia que será revisada e comentada por ocasião do segundo curso.

O curso visa introduzir conceitos da comunicação científica em ciências da saúde, conscientizar profissionais de saúde sobre a necessidade reportar resultados da pesquisa e observação clínica, abordar os princípios e regras que regem a boa redação de relatos científicos e introduzir temas relacionados com as tendências atuais da comunicação científica, desenvolvendo, portanto, capacidade técnica dos trabalhadores afim de dar visibilidade a dados e relatórios produzidos pela SES-TO.

curso_etsusA Dra. Lilian Calò, Coordenadora de Comunicação Científica em Saúde do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), explica que esta atividade é fruto de um termo de cooperação entre a SES-TO e a OPAS/OMS Brasil, e tem como objetivo melhorar a capacidade dos profissionais da saúde em publicar artigos científicos sobre o trabalho desenvolvido por cada um deles. “O trabalho desenvolvido só tem relevância para a comunidade científica se for publicado, pois de outra forma é como se não houvesse sido realizado. Assim, queremos capacitar os profissionais em conceitos de comunicação cientifica, para que na etapa final do projeto de pesquisa os profissionais possam escrever e submeter os trabalhos a eventos ou periódicos científicos”, disse.

Segundo Marluce Vasconcelos, gerente de tecnologias educacionais, o curso atende principalmente os servidores do estado que trabalham na produção de relatórios técnicos e geração de dados. “O estado de Tocantins produz muitos dados e relatórios técnicos, por isso precisamos dar mais visibilidade a tudo isso. Queremos produzir artigos científicos para publicar em periódicos nacionais e internacionais e o domínio em técnicas de redação cientifica vai ajudar em transformar estes dados e relatórios em artigos que possam ser publicados”, finalizou.

Veja matéria publicada no site da SES-TO sobre o curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *