O Dia Mundial do Câncer, celebrado no dia 4 de fevereiro, é uma iniciativa que tem por objetivo evitar milhões de mortes através da conscientização e educação sobre câncer, além de pressionar governos e indivíduos ao redor do mundo para tomar ações efetivas na luta contra a doença.
Uma em cada seis mortes no mundo é causada por algum tipo de câncer, fazendo da doença a segunda causa de morte no mundo, atrás apenas das doenças cardiovasculares. O aumento da população e da expectativa de vida, especialmente em países de alta renda, indica que o número de casos de câncer tende a aumentar.
O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (National Cancer Institute) define câncer como um conjunto de doenças nas quais células anormais se dividem e invadem tecidos próximos. Como sugere a definição, o câncer pode se originar de várias partes do corpo, dando origem a vários tipos de câncer e em alguns casos, se espalhar para outras partes do corpo através do sistema circulatório e linfático.
A prevalência de câncer na população mundial varia entre 0,2 e 2%, de acordo com a região geográfica, que por sua vez depende de fatores como hábitos e estilos de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico da população. A AL&C, em comparação ao resto do mundo, tem baixas taxas (entre 0,24 e 0,85%). Os tipos de câncer mais prevalentes mundialmente são o câncer de mama, seguido pelo câncer colorretal, de próstata, de pulmão, de estomago e de colo uterino.
Dia Mundial do Câncer 2019 na Américas
No Dia Mundial do Câncer 2019, a OPAS enfocou no tema “Criar um futuro sem câncer cervical. O tempo para agir é agora.”
Nas Américas, o câncer também é a segunda maior causa de morte, sendo responsável por 1,3 milhões de mortes e 3,7 milhões de novos casos em 2018. O número de casos deve aumentar 32%, atingindo 5 milhões de pessoas até 2030, principalmente devido ao envelhecimento da população e à transição epidemiológica da população das América Latina e Caribe.
No entanto, 40% de todos os casos de câncer poderiam ser evitados reduzindo os fatores de risco, incluindo o uso de tabaco, uso excessivo de álcool, dieta pouco saudável e inatividade física.
Programas de vacinação e triagem e monitoramento são intervenções efetivas para prevenir muitos tipos de câncer passíveis de prevenção primária e secundária. Cerca de 30% dos casos de câncer podem ser curados se detectados precocemente e tratados adequadamente e todos os pacientes podem se beneficiar de cuidados paliativos.
Em países como a Austrália, onde é elevada a cobertura vacinal contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), a erradicação completa do câncer de colo uterino pode ocorrer até 2028. Já em 2022 este tipo de câncer poderá ser considerado raro no país, atingindo um limiar de seis novos casos por 100.000 mulheres. A Inglaterra, cuja vacinação contra o HPV completou 10 anos em 2018, já reduziu em 90% a incidência da doença.
O Brasil iniciou a vacinação contra o HPV em 2014, porém a baixa adesão à vacina e boatos e notícias falsas sobre prováveis reações impedem a redução de casos como ocorreu em outros países.
O câncer de colo uterino é um dos mais comuns na AL&C, e sua causa primária é a infecção pelo HPV. Por isso, a vacina contra o HPV e a triagem de mulheres para detectar e tratar lesões pré-cancerosas podem prevenir o câncer de colo uterino. Se detectado precocemente, o câncer de colo uterino pode ser tratado com sucesso através de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.
Comprometimento de todos
Saber mais sobre o HPV e testes para prevenir e detectar o câncer cervical são fundamentais para reduzir a avanço da doença. A proteção das mulheres e meninas pode – e deve – envolver as famílias e as comunidades. Em se tratando de uma enfermidade que afeta as mulheres em idade produtiva, não apenas as famílias são afetadas, mas também a economia dos países e regiões. É inconcebível que mulheres pereçam de uma doença que pode ser prevenida e curada, se diagnosticada precocemente. Informar às mulheres como se submeter a testes periódicos, e formar uma rede de informação entre amigos e familiares para disseminar estas práticas são práticas simples e enormemente eficazes. Os companheiros, pais, maridos, e filhos podem encorajar e apoiar as mulheres a realizar testes, se vacinar e adotar outras medidas preventivas contra a doença. Pais e responsáveis de meninas adolescentes devem incentivar a vacinação contra o HPV de suas filhas e não adotar posturas preconceituosas que dificultem usufruir desta proteção. Profissionais de saúde devem estar bem informados a respeito das causas do câncer cervical e suas opções de tratamento, bem como saber explicar aos pacientes as vantagens da vacinação e triagem e monitoramento.
Fontes de consulta: OPAS/OMS, World Cancer Day, Página sobre Câncer Cervical da OMS, Our World in Data/Cancer
Informação científica e técnica em saúde sobre câncer
A BVS Prevenção e Controle do Câncer é resultado da cooperação técnica comprometida com a promoção da produção e da operação descentralizada de conhecimentos na área de prevenção e controle do câncer. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde do Brasil através do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e da OPAS/OMS por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME).
A iniciativa possibilita a convergência da literatura científica e técnica, favorecendo a disseminação do conhecimento ao adotar uma abordagem multidisciplinar entre as áreas afins. Essa estratégia permite a reunião de boa parte dos materiais, nacionais e internacionais, produzidos sobre a temática, o que fortalece o compromisso social com a comunidade científica e propicia o acesso integral, universal e gratuito de todo o conhecimento gerado em suas bases de dados. A BVS Prevenção e Controle do Câncer foi inaugurada em novembro de 2012 e desde então cumpre um papel primordial tanto ao facilitar o acesso à informação pertinente e de qualidade na área, como o de ser um espaço estratégico de discussão e aprimoramento de profissionais e interessados no tema.
A BIREME/OPAS/OMS selecionou documentos da Biblioteca Virtual em Saúde sobre os temas da campanha do Dia Mundial do Câncer 2019 nas Américas.
Links de interesse
OPAS/OMS – página sobre câncer (em espanhol)
OMS – página sobre câncer cervical (em inglês)
BVS Prevenção e Controle do Câncer
World Cancer Day (em inglês)
Instituto Nacional do Cancer – INCA – Brasil
Fundação do Câncer – Brasil
National Cancer Institute dos Estados Unidos (em inglês)