Boletim BIREME n° 33

Fortalecendo as capacidades nacionais em Informação em Saúde

O Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), em sua missão de contribuir para o fortalecimento da saúde nos países da Região através da democratização do acesso, publicação e uso da informação, do conhecimento e da evidência científica, desenvolve e disponibiliza para os países e instituições produtos e serviços que têm como objetivo fortalecer as capacidades em informação em saúde e disseminar as metodologias do trabalho em rede.

No mês de junho, foram realizadas atividades na Argentina e no Paraguai, nas quais os coordenadores locais da Rede da Biblioteca Virtual em Saúde e pontos focais da OPAS/OMS, sem a presença de representantes da BIREME, desenvolveram ações de capacitação para as ferramentas desenvolvidas pelo Centro, dando-lhes relevância e visibilidade.

Oficina de Comunicação Científica no Campo da Saúde, Santa Fé, Argentina

O Ministério da Saúde da província de Santa Fé, Argentina, com o apoio da Representação da Organização Pan Americana da Saúde no país, organizou uma Oficina de Comunicação Científica no campo da saúde, com o objetivo de fortalecer as capacidades relacionadas com a comunicação científica e melhorar a produção e disseminação de evidência científica útil para a tomada de decisões em saúde pública.

No âmbito do Segundo Convênio de Cooperação Técnica com a província de Santa Fé, do dia 7 a 10 de maio, o Centro de Gestão do Conhecimento e Publicações da Representação da OPAS na Argentina ofereceu uma série de capacitações em busca e utilização de informação científica em saúde para aproximadamente 90 participantes nas cidades de Rosário e Santa Fé, que incluíam diretores de hospitais, chefes de serviço, residentes e outros profissionais de saúde.

Através do portal regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), foram explicadas estratégias de busca para utilizar os campos e comandos mais conhecidos e inter-operáveis entre as diferentes bases. Também foram mostrados os recursos oferecidos por cada base em particular.

Outros recursos viabilizados foram as Vitrines do Conhecimento, o Repositório de Estratégias de Busca e o aplicativo Minha BVS, graças ao qual os participantes puderam apreciar a facilidade de contar com um perfil que armazene o histórico de busca e os documentos mais relevantes para serem utilizados em suas atividades de gestão.

A atividade foi desenvolvida pelo Licenciado Plavio Hazrum, do Centro de Gestão do Conhecimento e Publicações da Representação da OPAS/OMS na Argentina, em conjunto com o Dr. Damián Vázquez, editor da Revista Panamericana de Salud Pública, que ofereceu ferramentas práticas para redação cientifica, critérios de autoria, ética e outros tópicos em comunicação científica.

A ministra da Saúde de Santa Fé, Dra. María Andrea Uboldi, esteve presente no evento, recebendo os participantes na cidade de Rosário, enquanto o Dr. Emiliano Melero, Subsecretário de Coordenação de Gabinete do Ministério da Saúde da província, recebeu os participantes na cidade de Santa Fé. Também acompanharam as atividades a Coordenadora Geral técnica e financeira do projeto de Santa Fé, a Licenciada Cecilia Cuenva e Yamila Faín, Coordenadora de Assuntos Estratégicos da Subsecretaria de Coordenação de Gabinete do Ministério da Saúde.

Primeira Reunião Nacional REDISAL no Paraguai

O Instituto Nacional de Saúde (INS), Centro Coordenador da Biblioteca Virtual em Saúde do Paraguai (BVS PY), com o apoio da Representação da Organização Pan Americana da Saúde no país, organizou a Primeira Reunião Nacional da Rede de Informação em Saúde do Paraguai (REDISAL), com o objetivo de reconhecer quem faz parte da Rede e construir a estratégia de trabalho para 2019, além de informar sobre a análise geral da BVS PY e apresentar os produtos e serviços aplicados na gestão, acesso e uso da informação da BVS.

A agenda desenvolvida abordou os seguintes tópicos: Apresentação da Ata de Compromisso assinada em novembro de 2018, a Declaração de São Paulo adotada durante o CRICS10 e a Matriz de responsabilidades; Informe sobre a análise geral dos registros enviados via FI-Admin pela Base de Dados Nacional do Paraguai – BDNPAR; e Apresentação dos Produtos e Serviços aplicados à gestão, acesso e uso da informação da BVS.

Como resultado da reunião, foi conformada e aprovada a matriz de responsabilidade da BVSPY; foi acordado elaborar as atividades de cada grupo de trabalho de acordo com a Matriz; através do portal regional da BVS, foram apresentados os Produtos e Serviços aplicados à gestão, acesso e uso da informação na BVS. Também foram explicadas as estratégias de busca para utilizar os campos e comandos mais conhecidos. Outros recursos viabilizados foram as vitrines do conhecimento, o repositório de estratégias de busca e o aplicativo Minha BVS; também foi consolidado o compromisso da Assinatura da Ata com a entrega de um certificado para cada instituição.

O Diretor Geral do Instituto Nacional de Saúde, Dr. José Luís Molinas e a Licenciada Epifania Gómez Torales, Representante da Equipe de Gestão do Conhecimento da OPAS Paraguai, estiveram presentes, dando as bem-vindas aos participantes e acompanhando a atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *