Boletim BIREME n° 35

RELACSIS, IS4H e BIREME: Juntos no caminho para o fortalecimento dos sistemas de informação em saúde

Tanto a BIREME quanto a coordenação da RELACSIS e de IS4H pertencem ao Departamento de Evidência e Inteligência para a Ação em Saúde da OPAS/OMS (EIH) e, segundo o Dr. Diego González, Diretor da BIREME, que apresentou durante o evento a missão, as prioridades e os principais produtos e serviços do Centro, “o evento foi uma oportunidade para estreitar os laços com uma rede bem sucedida e identificar ações onde possamos trabalhar juntos de maneira interprogramática com o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos sistemas de informação em saúde na América Latina e no Caribe”.

Os principais objetivos da reunião foram: (1) Discutir os avanços das atividades estratégicas desenvolvidas no âmbito da RELACSIS e os novos desafios, (2) Sistema de estatísticas vitais dos países e ações a serem incluídas em um plano regional baseado no intercambio e na cooperação sul-sul, (3) Discutir propostas de linhas de trabalho 2020-2021 no âmbito do Plano de Fortalecimento das Estatísticas Vitais (PEV) 2017-2022, (4) Apresentação da proposta de modelo de madureza dos sistemas de informação para a saúde (IS4H).

Além da apresentação do Plano de Fortalecimento das Estatísticas Vitais, foram trabalhados os avanços, as limitações do trabalho realizado nos anos passados e a elaboração de propostas futuras a partir da atualização do estado da situação dos sistemas de informação para a saúde (IS4H, da sigla em inglês) prevista como primeira atividade do Plano de Estatísticas Vitais (PEV). Outro elemento discutido foi o Plano de Ação para o Fortalecimento dos Sistemas de Informação para a Saúde 2019-2023, que os Estados Membros analisarão durante o Próximo Conselho Diretivo da OPAS, em outubro deste ano.

arg_aSegundo Patricia L. Ruiz, Secretária Técnica da RELACSIS/OPAS, “a rede permite trabalhar com as necessidades identificadas pelos países como prioridades no âmbito do Plano de Fortalecimento das Estatísticas Vitais 2017-2022. Assim, são identificados problemas comuns com respostas surgidas de experiências bem-sucedidas dos próprios países, contando com o inestimável apoio dos Centros Colaboradores para a Família de Classificações Internacionais, de redes de especialistas, e poderia estar se ampliando com outras redes que já existam, como as que coordena ou participa a BIREME. A RELACSIS se fortalece e ampliará seu espectro de trabalho, sem perder sua essência participativa, ainda mais agora que está integrada à IS4H e tem mais um aliado na BIREME. A RELACSIS é um esforço de quase 10 anos de trabalho com, para e entre os países.”

De acordo com Marcelo D’Agostino, Assessor Principal em Sistemas de Informação para a Saúde, “o objetivo principal dos Sistemas de Informação para a Saúde (ISH4) é introduzir uma visão renovada que ajude a estabelecer um âmbito geral de operação e uma compreensão comum dos componentes específicos dos Sistemas de Informação para a Saúde. Nesse sentido, a OPAS está completamente comprometida a trabalhar com todos seus países membros em iniciativas ISH4 em nível regional e nacional e o papel da BIREME na implementação do Plano de Ação para o Fortalecimento dos Sistemas de Informação é chave, principalmente na área estratégica 3 de Informação e Gestão do Conhecimento. Temos muito o que aprender da BIREME sobre trabalho em rede”.

A IX Reunião da RELACSIS em números

  • 120 representantes de 32 países da Região das América, entre eles Diretores dos Sistemas de Informação em Saúde dos Ministérios da Saúde; Responsáveis pelas Estatísticas Vitais dos Escritórios Nacionais de Estatísticas;
  • 5 Centros Colaboradores (CC) da OPAS/OMS: 3 CC para a Família de Classificações Internacionais: do México (CEMECE), Argentina (CACE) e Cuba (CECUCE), CC em saúde digital (Hospital Italiano de Buenos Aires – HIBA) e, via Webex, o CC em Telemedicina da Universidade Aberta de Catalunha (UOC).
  • 4 Agências Internacionais: Banco Mundial, UNFPA, CELADE/CEPAL e OPAS/OMS.
  • 2 Centros especializados da OPAS/OMS: BIREME e CLAP.
  • 4 Universidades: Universidade de São Paulo, Brasil (USP); Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua (UNAN); Universidade de Córdoba, Argentina (UDC); Universidade de Buenos Aires (UBA).
  • 130 pôsteres de temas relacionados com as estatísticas vitais e os sistemas de informação para a saúde. Destes, seis foram premiados, ao serem os mais votados pelos participantes.

relacsis1Links úteis (em espanhol)

Notícias RELACSIS: http://www.paho.org/relacsis/index.php/es/noticias

Sobre RELACSIS: http://www.paho.org/relacsis/index.php/es/red/que-es-relacsis

Vídeo que resume as principais atividades desenvolvidas durante o evento:  http://www.paho.org/relacsis/index.php/es/biblioteca-usuarios/reuniones-relacsis/ix-reunion-argentina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *