O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), em sua missão de contribuir para o desenvolvimento da saúde nos países da América Latina e do Caribe através da democratização do acesso, publicação e uso da informação, conhecimento e evidência científica, oferece cooperação técnica aos países da Região. Uma ênfase especial é dirigida aos oito países chave da Organização, entre os quais está a Nicarágua.
Nos dias 28-30 de agosto, o Diretor do Centro, Dr. Diego González, realizou uma missão oficial no país, com o objetivo de participar de reuniões estratégicas com contrapartes nacionais relacionadas com o componente de informação científica e técnica e com a equipe técnica do escritório da OPAS/OMS no país. O Assessor para Sistemas de Serviço em Saúde da OPAS/OMS (HSS), Dr. Alexandre Florencio de Sousa, acompanhou as reuniões, bem como a Licenciada, Elyda Ortiz, Comunicadora do escritório.
Segundo a Dra. Celia Riera, Representante interina da OPAS/OMS Nicarágua na ocasião, “esta missão era muito esperada, levando em consideração a necessidade do país de reativar a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), dar visibilidade à produção científica do país e divulgar as ferramentas, produtos e serviços da BIREME que podem ser adotadas pelo país”.
Para dar uma resposta ao citado acima, o Dr. González e a equipe da OPAS Nicarágua se reuniram com representantes da Direção de Docência e Pesquisa do Ministério da Saúde, buscando liderança na revitalização da BVS Nacional e na coordenação do trabalho de um comitê nacional de conteúdo para um aplicativo promovido pela BIREME, denominado eBlueInfo e que é dirigido neste momento aos trabalhadores em atenção primária em saúde.
O setor acadêmico também foi marcado como prioritário nesta visita, onde foi facilitada uma reunião com o Vice-Reitor da UNAN Manágua, Dr. Jaime López Lowery, decanos das diferentes Faculdades de Medicina, como a UNAN León; Escuela de Medicina del Hospital Militar; Universidad Americana; e Universidad Católica.
O Dr. González apresentou a BIREME, seus projetos, produtos e serviços, como também suas prioridades, e enfatizou a importância de gerar uma cultura de acesso à informação e de tomada de decisões baseadas em evidência, algo que deve ser iniciado desde a formação dos estudantes do setor de saúde e de outras áreas relacionadas. Além da necessidade que a UNAN se some ao Ministério da Saúde para reativar a BVS Nacional, incorporando neste trabalho toda uma série de centros cooperantes, como os que já estão presentes.
De sua parte, o Dr. Jaime López Lowery expressou a importância e o alcance deste projeto, que permitirá uma maior difusão e aquisição de pesquisas e informação em saúde no nível nacional e internacional. “As redes de tecnologia se converteram em ferramenta indispensável para a qualidade da formação dos estudantes, docente e pesquisadores das ciências médicas”, enfatizou.
Outros encontros foram realizados, como por exemplo, com a Direção do Instituto de Medicina Natural e Terapias Complementares do Ministério de Saúde, a Rede de Escolas de Enfermagem e a Direção Nacional de Enfermagem do Ministério de Saúde, e com a equipe do escritório do país. Todos os encontros visaram estabelecer alianças, divulgar a BIREME e oferecer apoio no fortalecimento do componente de informação em saúde, além de buscar oportunidades de colaboração.
A missão culminou com uma reunião com a Assessora Titular do Presidente da República para Assuntos de Saúde, a Dra. Sonia Castro, onde estiveram presentes também a Diretora de Docência do Ministério de Saúde, Dra. Natalia Salgado Quintero, e a Ministra de Saúde, Dra. Carolina Asunción Dávila Murillo. O Dr. González, acompanhado da Representante interino e do Assessor de Serviços de Saúde da OPAS/OMS, ofereceu uma retroalimentação de toda a visita realizada e enfatizou o papel de liderança do Ministério de Saúde em todo este trabalho de fortalecimento do componente de informação em saúde. A Dra. Sonia Castro manifestou o compromisso do Ministério de iniciar o mais brevemente possível todo o trabalho de reativação da BVS Nacional, em conjunto com a UNAN Manágua, e a adoção das ferramentas e metodologias facilitadas pela BIREME e que contribuirão para promover a saúde da população da Nicarágua.