A Coordenadoria Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde (CGDI/MS) e a Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde do Brasil (OPAS/OMS Brasil) seguem atuando conjuntamente em iniciativa de cooperação técnica no contexto do VI Termo Aditivo do 95° Termo de Cooperação Técnica (TA6/TC95) vigente até agosto de 2021. Os resultados alcançados no biênio 2018-2019 vêm sendo discutidos e validados entre as partes. Uma última reunião em 2019 está prevista para meados de dezembro/19.
O TA6/TC95 está orientado ao Aprimoramento da Gestão da Secretaria Executiva do Ministério de Saúde do Brasil, e conta com a participação das Áreas Técnicas da OPAS/OMS Brasil e da BIREME/OPAS/OMS, que coopera especificamente com resultados relacionados à gestão da informação e comunicação científica e técnica em saúde, mais especificamente no contexto das fontes de informação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da rede de bibliotecas nacionais que contribuem com a BVS Brasil, bibliotecas temáticas como a BVS Atenção Primária em Saúde (BVS APS) e institucionais, como a BVS do Ministério da Saúde (BVS MS).
Também inclui componentes que visam ampliar o controle bibliográfico e melhorar a qualidade da descrição da produção científica e técnica do Brasil e ampliar o acesso e uso do conhecimento científico no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de produtos de tradução do conhecimento.
Em suma, a iniciativa de cooperação técnica visa aproximar a prática clínica o conhecimento e a evidência científica gerados por meio da pesquisa acadêmica para a melhoria contínua dos serviços de saúde e assim diminuir a brecha entre o conhecimento e a prática.
Os acordos, convênios e termos de cooperação são mecanismos por meio dos quais se formaliza o relacionamento institucional do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde (BIREME) e o Ministério da Saúde ou qualquer outra contraparte nacional também com o apoio da OPAS/OMS Brasil, sendo o TC95 uma das principais fontes de financiamento dos planos de trabalho bianuais da BIREME representando uma cooperação que ocorre há quase 20 (vinte) anos.
Devido a sua contribuição para o fortalecimento das redes, produtos e serviços em informação científica e técnica em prol das necessidades tanto do Brasil quanto dos países da Região, os desenvolvimentos e resultados no contexto do TC95 também vem sendo compartilhados nos Comitês de Governança da BIREME, Comitê Assessor e Comitê Científico. Ambos os Comitês contam com a presença de representantes do Brasil, país-membro permanente dos Comitês.
Link relacionado
Ministério da Saúde, OPAS Brasil e BIREME discutem resultados de cooperação técnica