Nos últimos três anos, a BIREME/OPAS/OMS tem trabalhado na atualização dos sistemas Web utilizados na publicação de portais das instâncias da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), assim como aqueles destinados à gestão das bases de dados bibliográficas que constituem sua rede de fontes de informação. Estas atualizações visam aperfeiçoar os processos de produção e publicação de conteúdos e facilitar o acesso e uso da informação e evidência científica em saúde nos âmbitos local, nacional e regional.
A atualização destes sistemas implica em promover mudanças relevantes na plataforma tecnológica utilizada pela BIREME e também nos processos internos de trabalho e de colaboração com a Rede de Centros Cooperantes. Entre os desafios encontrados está conciliar o uso de novas tecnologias, a busca por novos conhecimentos técnicos de acordo com as tendências atuais e a aplicação de novas práticas de trabalho sem, no entanto, comprometer o funcionamento dos produtos e serviços de informação oferecidos por meio da BVS, Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e outras iniciativas.
As mudanças promovidas são sustentadas pela adoção de plataformas de software livre e aberto dedicadas à publicação de portais, ao desenvolvimento de sistemas Web e ao armazenamento e indexação de grandes volumes de informação, uso de padrões internacionais em ciência da informação e computação, adoção de arquitetura baseada em serviços, aplicação de métodos ágeis de gestão e desenvolvimento de projetos e adoção da visão de software como serviço (SaS).
Os avanços das tecnologias de informação observados na sociedade do conhecimento vêm acompanhados de impressionantes números relacionados ao volume de conteúdos produzidos, compartilhados e consumidos no mundo. De acordo com o Gartner Group, 2,2 milhões de terabytes de novos dados são criados todos os dias. A estimativa é que em 2020 haja 40 trilhões de gigabytes de dados em nosso planeta. Ainda para este mesmo ano, o site Big Data Business estima mais de 6 bilhões de usuários de smartphones que, somados a outros tipos de dispositivos, passarão de 50 bilhões de aparelhos conectados na Internet. Estes grandes volumes projetados já são observados no nosso cotidiano: no Youtube, por exemplo, a cada minuto são carregados mais de 300 horas de vídeo. Neste mesmo espaço de tempo, 2 milhões de consultas são feitas no Google, 100 mil mensagens enviadas pelo Twitter e 200 milhões de e-mails disparados.
Os desafios da cooperação técnica da BIREME/OPAS/OMS são muitos, contextualizando estas projeções na gestão de informação e conhecimento em saúde, mas vêm acompanhados de novas oportunidades. Em 2016, a BIREME/OPAS/OMS conseguiu incorporar ferramentas e processos de gestão da qualidade e visualização de dados, melhorando a recuperação da informação, possibilitando a geração de dados infométricos e a oferta de novos serviços de informação de valor agregado, capazes de apoiar análises da produção científica e subsidiar gestores nos processos de tomada de decisão. A incorporação de conteúdos multimídia na BVS, a adaptação das interfaces web para dispositivos móveis e a substituição de 11 sistemas de informação antigos da BVS por três novos sistemas desenvolvidos com tecnologias modernas em 2016 são outros marcos importantes para a BIREME que, ao se aproximar do seu 50º aniversário, trabalha para manter a excelência de sua cooperação técnica em gestão, disseminação e uso da informação e evidência científica em saúde.