O processo de avaliação e seleção de periódicos do Brasil para a base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) é realizado anualmente, uma atividade no contexto do Termo de Cooperação 93 (TC93), entre a Organização Pan-Americana da Saúde e o Ministério da Saúde do Brasil para o desenvolvimento e aprimoramento da BIREME/OPAS/OMS.
O processo conta com a atuação de um Comitê de avaliação ad-hoc, o Comitê LILACS, conformado em 2009 e que conta com oito especialistas de áreas que integram as ciências da saúde.
Este comitê se reuniu no último dia 17 de dezembro, na XXII Reunião do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil, para realizar a última etapa do processo de seleção de periódicos para a base de dados LILACS, iniciado em julho de 2021.
Como parte do processo de avaliação, a reunião do Comitê é a etapa mais importante, pois define a indexação de um periódico na base de dados LILACS, faz sugestões de aprimoramento aos periódicos analisados, recomenda avanços no processo e nos critérios da coleção Brasil e indica a indexação de periódicos para a base de dados ColecionaSUS, coordenada pelo Ministério da Saúde do Brasil.
Em 2021, foram submetidos 13 periódicos, dos quais cinco foram reprovados na pré-análise de normalização e escopo, restando oito periódicos para avaliação do Comitê. Como resultado da análise de conteúdo, três periódicos foram aprovados para indexação na LILACS mediante a implementação das recomendações de normalização e do Comitê, e cinco não foram aprovados.
Os periódicos aprovados com restrições foram: Revista Ciências em Saúde; Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social; e Revista Segurança Alimentar e Nutricional.
Na reunião do Comitê, além da avaliação dos periódicos, foi apresentado o modelo preliminar do dashboard com os resultados do questionário sobre perfil de periódicos LILACS, realizado em agosto e setembro de 2021 e que será lançado em março de 2022, na primeira sessão dos webinários Buenas Prácticas en los Procesos Editoriales de Revistas Científicas para LILACS. Ademais, foi acordada a indicação dos membros responsáveis pela avaliação dos periódicos e proposto que, para o próximo ano, os nomes dos pareceristas ad hoc também sejam indicados.
Os artigos de periódicos indexados na LILACS correspondem a quase 812 mil publicações registradas na base de dados, 82% de toda contribuição recebida da Rede de Centros Cooperantes.
Atualmente há 911 periódicos de 21 países e a inclusão na coleção é realizada com a liderança dos Centros Coordenadores da LILACS, que realizam o processo de avaliação e seleção de periódicos em âmbito nacional ou regional, com o apoio do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS do país ou área temática.
A seguir, os periódicos dos países que foram avaliados segundo os critérios da LILACS, selecionados e indexados em 2021:
Argentina: Psocial (Buenos Aires); e Revista Argentina de Cardiología Intervencionista.
Bolívia: Con-ciencia (La Paz); Current Opinion Nursing & Research; Investigación Psicológica (La Paz); e Vive Revista de Salud.
Brasil: Conexões (Campinas); e Relatos Casos Cirúrgicos.
Chile: Salud y Bienestar Colectivo.
Colombia: Areté; Avances en Psicología Latinoamericana; e Revista Iberoamericana de Psicología.
Equador: Revista de la Federación Ecuatoriana de Sociedades de Radiología.
Paraguai: Medicina Clínica y Social.
Matérias relacionadas
Critérios de seleção e permanência de periódicos LILACS da coleção Brasil são atualizados. Boletim BIREME n° 56. Disponível em: https://boletin.bireme.org/pt/2021/05/29/criterios-de-selecao-e-permanencia-de-periodicos-lilacs-da-colecao-brasil-sao-atualizados/
Avaliação e seleção de novos periódicos do Brasil para a LILACS. Boletim BIREME n° 52. Disponível em: https://boletin.bireme.org/pt/2021/01/30/avaliacao-e-selecao-de-novos-periodicos-do-brasil-para-a-lilacs/
Avanços metodológicos e tecnológicos no processo de avaliação e seleção de periódicos LILACS. Boletim BIREME n° 45. Disponível em: https://boletin.bireme.org/pt/2020/06/27/avancos-metodologicos-e-tecnologicos-no-processo-de-avaliacao-e-selecao-de-periodicos-lilacs/